Indicadores

Como criar indicadores

Criar indicadores que realmente mostrem como a empresa está se saindo é fundamental. Mas nem sempre é uma tarefa fácil.

Os indicadores de desempenho são também conhecidos como KPIs (Key Performance Indicators) e são parâmetros que auxiliam na identificação do momento atual da empresa, se o caminho traçado e percorrido é o melhor para os negócios.

Eles possibilitam ao empresário ter resultados tanto qualitativos quanto também quantitativos, garantindo o máximo de informações.

E esses indicadores podem ser usados em diferentes áreas e situações, tais como: Recursos Humanos (RH), indicadores para indústrias (mostrando quanto tempo uma máquina ficou parada), indicadores como o market share para empresas que atuam com bens de consumo, indicadores de valor, de eficácia (que mensura a satisfação do cliente com a empresa e seus produtos ou serviços), de produtividade da equipe ou setores, indicadores estratégicos (onde cada empresa define os seus), entre outros.

Às vezes, as pessoas criam indicadores focados única e exclusivamente em aspectos internos no processo. Nas etapas internas mesmo. Porém, o problema é que essa definição focada apenas em fatores internos exclui vários outros fatores importantes. Assim, pode ser que não sejam levados em conta aspectos como:

Precisamos entender que o resultado do processo é entregar ao cliente aquilo que foi combinado, de acordo com o especificado (Qualidade) ou, no caso ideal, superar as expectativas do cliente (Excelência).

Com um bom monitoramento podemos otimizar a gestão empresarial, aumentar a produtividade da equipe e fornecer produtos ou serviços com mais qualidade ao mercado.

Mas quando se trata de indicadores, não há espaço para achismos. Os dados são tangíveis e reais. E isso é extremamente importante pois, esses dados irão embasar as tomadas de decisões futuras, fornecendo insights assertivos que podem auxiliar tanto na melhoria dos processos atuais, como na visualização de novas oportunidades de crescimento. Como Peter Drucker já dizia:

“O que pode ser medido, pode ser melhorado.”

Um indicador deve medir os resultados que sua empresa espera alcançar, então, sua criação nunca deve partir do próprio indicador. A discussão em torno da elaboração dos indicadores tem que partir dos objetivos estratégicos, das intenções do processo. A partir disso, pensamos numa forma de medir os resultados esperados!

Benefícios da gestão de indicadores

Um dos mais relevantes é a possibilidade de uma avaliação científica e tangível de como a empresa se encontra, sem achismos. Mas há muitos outros, como por exemplo:

Entretanto, essa lista pode ser interminável, devido aos impactos positivos que a gestão de indicadores tem em uma empresa, desde os setores estratégicos até os mais operacionais. 

 

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