Cibersegurança

Há muito se ouve falar de cibersegurança, uma questão de extrema importância para qualquer empresa, seja dela de pequeno, médio ou grande porte.

Mas afinal, por que a cibersegurança é assim tão importante?

Para se chegar a uma resposta basta imaginar os efeitos que a má segurança de dados pode gerar: ataques cibernéticos, falhas ténicas ou até mesmo negligência humana na chamada era digital podem afetar seriamente as atividades de uma organização e, até mesmo, comprometer a continuidade dos negócios.

A chegada da  Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrou em vigor em janeiro de 2021,  proíbe o uso indiscriminado de dados pessoais, tornando agora obrigatório que organizações definam a base legal para o uso dos dados e informem a finalidade específica dos dados utilizados, reforçando ainda mais a necessidade e a urgência de empresas investirem em soluções capazes de garantir a proteção de seus dados.

Abaixo, listaremos mais motivos pelos quais você deve se preocupar com a cibersegurança de sua empresa.  

Segurança = Dinheiro

Com a chegada da era digital, empresas passaram a trabalhar em cima de dados, seja para organização, vendas, compras, orientação, etc.

Desse modo, quando há perda de dados, os negócios também são afetados.

Para facilitar, imagine uma empresa que registre o pagamento de faturas de seus clientes em um banco de dados. Agora, imagine que essa empresa, por falta de segurança, teve seus dados comprometidos, não tendo mais acesso aos registros que informam quais clientes pagaram e qual valor foi recebido pela organização. Consegue visualizar o problema?  

Um outro exemplo de problemas financeiros que podem ser causados por falta de segurança digital são os ataques cibernéticos direcionados para obter informações bancárias ou realizar fraudes, que acabam impactando diretamente o caixa da empresa. Isso quando não são utilizados dados de clientes para chantagem e fraudes contra os mesmos.

 Também temos os ataques do tipo ransomware, o “sequestro” de dados por meio de criptografia, que exige o pagamento de um resgate em troca da chave de acesso, tal qual um sequestro físico.

Esses são só alguns exemplos, na vida real existem infinitas maneiras de se aproveitar de dados digitais de maneira maliciosa

Imagem da empresa

Com pouca pesquisa, já é possível visualizar uma lista inteira de empresas que sofreram com ataques que acarretaram no vazamento de dados de seus clientes.

Incidentes como esse acarretam na perda de credibilidade irreversível em uma marca, que passa a não ser mais considerada segura para se fazer negócios, o que a leva a perder espaço para concorrentes e/ou, em casos mais graves, processos judiciais por vazamento de dados privados.

Obrigatoriedade

Voltando a LGPD, a lei estabelece que as empresas devem garantir a proteção dos dados sensíveis de terceiros em seu poder.

Assim, se a empresa não implementar um modelo eficiente de cibersegurança, ela estará sujeita a sanções e penalidades previstas na lei, que podem variar entre R$ 50 milhões e 2% de seu faturamento anual.

Conclusão

A cibersegurança em uma empresa deve ser prioridade, busque sempre parceiros confiáveis que levam a segurança de seus dados a sério, como a Bilgi.

Ficou com alguma dúvida ou tem uma sugestão sobre o assunto? Deixe um comentário abaixo ou entre em contato conosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *