Gestão de Processos

Você sabe por que a gestão de processos é tão importante?

Bom, antes de entender a importância da gestão de processos, é necessário entender o que são os processos. A grosso modo, processos são as atividades exercidas repetidamente em prol de um objetivo. Cada atividade exercida, cada passo seguido, cada etapa de toda uma estratégia, fazem parte de um processo.

Se lembrarmos de décadas atrás, veremos que  o mercado atual está incomparavelmente mais complexo.

Há muito mais empresas em todas as áreas, por motivos diversos, como:

Isso sem contar a globalização, um processo irreversível, que faz com que seja cada vez mais comum uma companhia brasileira ter concorrência internacional.

Além desse número maior de competidores, temos a tecnologia, que muda hábitos e comportamentos das empresas e dos consumidores em uma velocidade espantosa.

É por isso que não existe mais espaço para empreendedores com a mentalidade antiga, obsoleta, ou seja,  aqueles que são resistentes à mudança e se apegam excessivamente ao jeito tradicional de fazer as coisas.

O mundo está em constante transformação, e as organizações não estão alheias.

Essa é a importância da gestão de processos, fazer com que a empresa se enquadre nas novas realidades impostas pelo mercado.

Antes disso, e talvez ainda mais importante, as práticas da gestão de processos ajudam a combater o desperdício.

Com o planejamento, design, monitoramento e aperfeiçoamento dos processos, a organização passa a aproveitar melhor seus recursos.

Em um mundo como acabamos de descrever, com concorrência acirrada, qualquer possibilidade de oferecer um preço de venda menor é extremamente importante como diferencial competitivo.

Sem esquecer da possibilidade de aumentar a margem de lucro ou, então, melhorar a produção, seja em qualidade, em quantidade ou em ambos os aspectos.

Benefícios da gestão de processos

Ainda não está convencido quanto a adotar um sistema de gestão de processos na sua empresa?

Abaixo, listamos os principais benefícios das práticas e falamos um pouco mais sobre eles:

Melhor aproveitamento do tempo

Quando um processo é modelado ou aperfeiçoado, um dos principais pontos planejados é como ter o mínimo desperdício de tempo. 

Também são exploradas oportunidades de automação, para que os gestores e colaboradores tenham mais tempo para realizar outras tarefas

Redução de custos

Aproveitar melhor o tempo disponível é, por si só, uma maneira de economizar. Mas a gestão de processos procura oportunidades de reduzir custos em frentes diversas.

Maior qualidade nos serviços e produtos

Um bom processo é aquele que resulta em um produto ou serviço de qualidade, que deve ser sempre o objetivo final da empresa.

Qualifica a tomada de decisões

Como implica no monitoramento de métricas e indicadores, a gestão de processos colabora para uma cultura organizacional na qual as decisões são tomadas com base em dados.

Retenção de talentos

Como os processos são amplamente conhecidos e mapeados, fica mais fácil alocar os profissionais adequados a cada função, o que aumenta a satisfação e a qualidade do trabalho dos colaboradores.

Conclusão

Ter processos organizacionais bem definidos, documentados e otimizados é importante.

A gestão de processos funciona para garantir tudo isso e ir além: monitorar esses processos para aperfeiçoá-los ou substituí-los por práticas mais adequadas sempre que for necessário.

O mundo está muito dinâmico e, por isso, ter uma postura passiva e exageradamente conservadora na gestão dos negócios é muito perigoso.

 

Ficou com alguma dúvida ou tem uma sugestão sobre o assunto? Deixe um comentário abaixo ou entre em contato conosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *