Empresas x Tecnologia

A importância da adaptação digital em empresas

Após a recente pandemia relacionada ao Coronavírus, ficou claro que o caminho mais viável para qualquer empresa, seja ela de grande, médio ou pequeno porte, é se adaptar ao mercado digital, que se expande cada vez mais.

Os humanos buscam, desde sempre, facilitar suas atividades. Isso fica claro quando observamos nossa história, tudo o que veio ou que ainda virá foi e será feito para que nossa vida seja mais fácil. Pensando nisso, por que não se agarrar a tecnologia? a evolução tecnológica permitiu que mensagens que antes demoravam semanas e até mesmo meses para serem entregues, fossem lidas e respondidas quase que instantâneamente, permitiu que nós, seres humanos, obtivessemos um aparelho que nos dá acesso a todo o conhecimento do mundo, bem na palma da mão.

Ainda assim, muitos ainda ficam receosos em substituir seus métodos tradicionais por novos, o que é totalmente compreensível, afinal, “o que acontece se não der certo”?

Bom, devo dizer que no quesito empresarial hoje existem apenas dois caminhos: ou você se adapta, ou quebra. Pode parecer um ultimato, mas voltando ao primeiro parágrafo, a pandemia foi um ótimo exemplo de como a tecnologia afeta intensamente o mercado internacional. Estabelecimentos que foram impedidos de abrir tiveram que mudar suas atividades e encontrar novos meios para funcionar, um exemplo foi o uso do WhatsApp, onde a Magazine Luiza, uma grande companhia, se prontificou a treinar mais de 14 mil funcionários para que estivessem aptos à realizar vendas por meio do aplicativo de mensagens, que no segundo trimestre de 2020 representaram 14% do valor bruto dos itens vendidos no e-commerce da marca.

Já em situação contrária, temos a J.C. Penney, uma grande varejista americana que antes mesmo da pandemia não conseguiu enfrentar a perda da concorrência para o e-commerce, adquirindo dívidas e sendo obrigada a recorrer ao Chapter 11, a lei de recuperação judicial americana, ao ter suas lojas físicas fechadas.

Mas afinal, por que a presença da tecnologia é tão importante para empresas? É porque é simples. Ainda usando o e-commerce como exemplo, percebemos que é muito mais rápido e fácil fazer compras pela internet. Organizar tempo para ir à uma loja física já é considerado uma coisa do passado. Por que você perderia tempo para ir à uma loja comprar uma camisa quando você pode apenas recebê-la na sua casa? Ou, por que ir comer em um restaurante quando você pode apenas pedir sua comida favorita em qualquer lugar onde você esteja?

Outro ponto a se destacar é a simplicidade na resolução de problemas que a tecnologia traz às empresas. Sistemas ERP, por exemplo, permitem a troca de informações entre diversos setores de forma prática e eficaz, poupando tempo de análise e agilizando demais processos. 

É importante que empresários tenham isso em mente: agilizar processos facilita a vida de seus clientes e lhes oferece a melhor experiência possível, e esse é o segredo para o sucesso. É preciso se adaptar para não concorrer com a tecnologia, e sim se aliar a ela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *