O que é Business Intelligence

O que é Business Intelligence e como pode ajudar sua empresa

Business Intelligence é um conceito que se tornou bastante popular nos últimos anos. Portanto, se você é sócio ou proprietário em uma empresa de médio porte, provavelmente já ouviu esse termo por aí. Mesmo assim, muitos gestores ainda não entenderam realmente o que é Business Intelligence.

O mais importante não é entender o conceito de BI, mas entender como essa prática pode ajudar sua empresa a crescer, ganhar competitividade e se tornar mais lucrativa. 

Neste artigo, vamos explicar o que é Business Intelligence. E, ainda mais importante, você confere seus benefícios, exemplos de uso em empresas de médio porte e dicas para implementar uma estratégia de BI no seu negócio.

Introdução ao conceito de Business Intelligence (BI)

Business Intelligence é uma prática voltada para gerenciamento de dados e análise de informações dentro do contexto de negócios. Dessa forma, permite aos gestores de empresas tomar decisões mais embasadas e com maior probabilidade de sucesso. 

BI usa uma variedade de ferramentas e técnicas para coletar, organizar, analisar e visualizar informações de negócios. 

Isso inclui a integração de dados de diferentes fontes, como bancos de dados internos e externos, aplicativos, mídias sociais e outras fontes online. Também inclui o cruzamento desses dados para gerar insights e a sua apresentação por meio de dashboards de fácil entendimento.

Com BI, você consegue identificar tendências e padrões, extraindo insights valiosos que podem lhe ajudar a entender melhor o mercado, a concorrência e os clientes. 

Como resultado, é possível retirar o “achismo” na hora de tomar decisões críticas e balancear percepções equivocadas na sua estratégia. Na prática, isso reduz significativamente os riscos presentes na gestão do negócio.

Benefícios do uso de BI para empresas

Existem muitos benefícios para o uso de BI em empresas de médio porte. Veja os principais ganhos dessa prática.

Tomada de decisão mais informada

Com BI, os gestores têm uma ferramenta confiável para tomar decisões mais embasadas, com base em fatos concretos apoiados pelos dados.

Melhoria da eficiência

BI permite que as empresas identifiquem processos ineficientes e façam ajustes para aumentar a produtividade e reduzir o consumo de recursos materiais ou não-materiais, sem prejudicar a qualidade.

Identificação de oportunidades de crescimento

Com BI, as empresas conseguem identificar oportunidades de crescimento em seu mercado, observando as tendências de consumo dos clientes e se antecipando aos concorrentes.

Melhoria da satisfação do cliente

BI ajuda as empresas a entender melhor as necessidades e expectativas dos clientes. Assim, conseguem oferecer produtos e serviços mais personalizados e de alta qualidade.

Redução de custos

BI possibilita identificar com total clareza os pontos fracos em seus demonstrativos financeiros, que podem ser resolvidos para reduzir custos desnecessários e aumentando a lucratividade do negócio.

Exemplos de uso de BI em empresas de médio porte

Business Intelligence não é uma prática interessante apenas para as gigantes de mercado – pelo contrário. 

Empresas de médio porte podem usar BI de várias maneiras para guiar ações que, por sua vez, permitem ao negócio crescer e ganhar competitividade. 

Aqui estão alguns exemplos de como as médias empresas podem usar BI:

Análise de vendas

Use BI para analisar suas vendas passadas e identificar padrões e tendências. Dessa maneira, é possível aumentar a assertividade nos esforços comerciais – por exemplo, direcionando para públicos com o perfil de cliente ideal.

Análise de marketing

Use BI para entender melhor o comportamento do consumidor e avaliar o sucesso de suas campanhas de marketing. Assim, o planejamento de novas campanhas pode ser feito aproveitando a inteligência acumulada sobre as anteriores.

Análise financeira

Use BI para entender melhor seus demonstrativos e identificar áreas nas quais é possível reduzir custos ou aumentar a receita. Além disso, analise os fluxos de caixa para avaliar a força das finanças de sua empresa em relação a períodos futuros.

Análise de desempenho dos colaboradores

Use BI para avaliar o desempenho de seus colaboradores e identificar oportunidades para aumentar a satisfação, o engajamento e a fidelidade do seu time.

Dicas para implementar uma estratégia de BI em sua empresa

Se você está considerando adotar Business Intelligence em sua empresa, calma. Essa prática poderosa precisa ser implementada da forma certa para trazer os melhores frutos. 

Aqui estão algumas dicas úteis para dar os primeiros passos:

Identifique seus objetivos

Pergunte-se o que você espera alcançar com BI. Como você quer que essa prática ajude sua empresa a crescer e ganhar competitividade? Estabeleça objetivos gerais e também metas específicas.

Escolha as ferramentas certas

Existem muitas ferramentas de BI disponíveis no mercado. Certifique-se de escolher uma ferramenta que atenda às suas necessidades e orçamento. Porém, não se esqueça de que Business Intelligence é muito mais do que a planilha de Excel ou o dashboard de Power BI.

Coletar e integrar dados

Para obter o máximo benefício de BI, é importante trabalhar com dados relevantes e organizados, de fontes confiáveis. Por isso, selecione as fontes com atenção e pense nos processos que serão usados para a coleta e integração.

Monitore e avalie regularmente

Da mesma forma como o mercado é dinâmico, os dados também são. Por isso, é importante monitorar e avaliar regularmente seus dados de BI para identificar novas oportunidades e ajustar sua estratégia de acordo.

Conte com profissionais especializados

Business Intelligence deve ser feito por profissionais especializados. Para médias empresas, a melhor alternativa é estabelecer parceria com uma consultoria de confiança, que possa trabalhar para construir a infraestrutura de BI. 

Treine seus colaboradores

Se você espera que sua equipe participe das práticas de BI e do processo de tomada de decisão, será preciso treinar os colaboradores. Certifique-se de que eles tenham as habilidades fundamentais para interpretação das informações obtidas.

Business Intelligence pode ajudar empresas de médio porte a tomar decisões mais embasadas, melhorar a eficiência, identificar oportunidades comerciais e aumentar a satisfação do cliente, entre outras vantagens. 

Porém, vale o lembrete! Não existe fórmula mágica que atenda a qualquer caso. Com o apoio de um parceiro qualificado, sua empresa vai implementar uma estratégia de BI personalizada, que faça sentido para a sua realidade.

Inscreva-se em nossa newsletter para receber mais informações como implementar Business Intelligence e como ele pode ajudar sua empresa a crescer e se destacar no mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *