ERP X CRM

O que é sistema ERP e CRM?

Com a transformação digital, diversos tipos de softwares surgiram no mercado para agilizar as rotinas nos negócios, auxiliando em questões internas e externas e ajudando gestores em suas tarefas. Exemplos de sistemas dessa natureza são o ERP e o CRM.

À grosso modo, podemos dizer que enquanto o ERP tem como foco a gestão empresarial, o CRM está especificamente ligado ao relacionamento  da empresa com o cliente.

Se quer saber mais sobre os sistemas ERP e CRM e descobrir quais vantagens esses softwares trazem para a sua empresa, é só seguir a leitura do artigo. Bora lá? 

O que é ERP?

Enterprise Resource Planning (ERP) é um software comumente utilizado para empresas para centralizar dados e integrar suas diferentes  áreas.

Atuando como um dos pilares da gestão, é capaz de reduzir custos, aumentar a produtividade e possibilitar as melhores decisões estratégicas baseada em dados coletados a partir da padronização dos processos.

Com um ERP, é possível conectar as diferentes áreas da empresa, como produção, estoque, financeiro, vendas, expedição, RH, marketing etc. Desse modo, todos os colaboradores podem acessar as mesmas informações e compartilhar tarefas entre si com facilidade, enquanto a gestão consegue tomar decisões orientadas por dados (data-driven).

Características e benefícios do ERP

O que é CRM?

Customer  Relationship Management (CRM) se refere tanto à estratégia de gerenciamento das interações com o consumidor quanto ao software utilizado pelas empresas para essa finalidade. Esse sistema ajuda no acompanhamento de negociações, gerenciamento processos de marketing, vendas, suporte e pós-venda, auxiliando em práticas de fidelização e retenção do consumidor.

Surgindo em torno do conceito de experiência do cliente, o software integra informações de consumidores, identifica preferências dos clientes, indica quais contatos estão mais próximos de fechar uma venda, entre outras funções.

Características e benefícios do CRM

ERP ou CRM: Qual escolher?

Levando em consideração que ambos sistemas possuem papéis importantes na digitalização de processos empresariais, surge o seguinte questionamento: qual eu devo escolher para minha empresa?

Na realidade, por terem focos diferentes, o ideal é que se adote ambos. O conjunto permite que a organização explore o máximo de ambos os mundos, trazendo a agilidade e e facilidade de uso do sistema ERP para processos internos e a confiança e satisfação do cliente com o CRM.

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