O que é sistema ERP e CRM?
Com a transformação digital, diversos tipos de softwares surgiram no mercado para agilizar as rotinas nos negócios, auxiliando em questões internas e externas e ajudando gestores em suas tarefas. Exemplos de sistemas dessa natureza são o ERP e o CRM.
À grosso modo, podemos dizer que enquanto o ERP tem como foco a gestão empresarial, o CRM está especificamente ligado ao relacionamento da empresa com o cliente.
Se quer saber mais sobre os sistemas ERP e CRM e descobrir quais vantagens esses softwares trazem para a sua empresa, é só seguir a leitura do artigo. Bora lá?
O que é ERP?
Enterprise Resource Planning (ERP) é um software comumente utilizado para empresas para centralizar dados e integrar suas diferentes áreas.
Atuando como um dos pilares da gestão, é capaz de reduzir custos, aumentar a produtividade e possibilitar as melhores decisões estratégicas baseada em dados coletados a partir da padronização dos processos.
Com um ERP, é possível conectar as diferentes áreas da empresa, como produção, estoque, financeiro, vendas, expedição, RH, marketing etc. Desse modo, todos os colaboradores podem acessar as mesmas informações e compartilhar tarefas entre si com facilidade, enquanto a gestão consegue tomar decisões orientadas por dados (data-driven).
Características e benefícios do ERP
- É um sistema flexível e escalável, acompanhando as mudanças e o crescimento da empresa.
- As informações são reunidas em uma única base de dados, dispensando o incomodo de lidar com várias planilhas e e-mails.
- Por meio da automatização, a coleta e o tratamento dos dados são feitas em tempo real, o que, além de prescindir o trabalho manual, também permite gerar relatórios e análises valiosas a qualquer momento, com a garantia de que os dados estarão sempre atualizados e não serão duplicados.
O que é CRM?
Customer Relationship Management (CRM) se refere tanto à estratégia de gerenciamento das interações com o consumidor quanto ao software utilizado pelas empresas para essa finalidade. Esse sistema ajuda no acompanhamento de negociações, gerenciamento processos de marketing, vendas, suporte e pós-venda, auxiliando em práticas de fidelização e retenção do consumidor.
Surgindo em torno do conceito de experiência do cliente, o software integra informações de consumidores, identifica preferências dos clientes, indica quais contatos estão mais próximos de fechar uma venda, entre outras funções.
Características e benefícios do CRM
- Construção de uma base de dados sobre os clientes. Além de guardar as preferências de seus clientes, um sistema CRM também é extremamente útil na identificação de clientes em potencial por meio do rastreio de perfil dos leads (potenciais clientes que cedem algum tipo de contato), utilizando os dados para determinar quais consumidores têm maior chance de comprar.
- Aumenta a receita como consequência do incremento nas vendas e fidelização de clientes. Com os dados detalhados dos leads, é possível mirar na buyer persona (cliente ideal) da empresa e priorizar os consumidores que gastam mais e compram com maior frequência, por exemplo.
- Segurança da informação comercial e lembretes automáticos para contatos de pós-venda, entrega e visitas.
- Ciclo de vendas mais rápido. O sistema CRM permite que o time de vendas dê respostas ágeis e eficientes aos leads. Afinal, os clientes ficam mais convencidos a transformar suas consultas em compras quando são respondidos prontamente.
ERP ou CRM: Qual escolher?
Levando em consideração que ambos sistemas possuem papéis importantes na digitalização de processos empresariais, surge o seguinte questionamento: qual eu devo escolher para minha empresa?
Na realidade, por terem focos diferentes, o ideal é que se adote ambos. O conjunto permite que a organização explore o máximo de ambos os mundos, trazendo a agilidade e e facilidade de uso do sistema ERP para processos internos e a confiança e satisfação do cliente com o CRM.
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