Ganhar eficiência nos negócios com BI

Como utilizar Business Intelligence para ganhar eficiência nos negócios

No universo das empresas de médio porte, ganhar eficiência nos negócios ocupa um papel fundamental entre as prioridades. Afinal, a eficiência é um dos principais fatores para determinar sua competitividade. Então, encontrar maneiras novas e criativas para o ganho de eficiência pode ser a chave para passar à frente dos concorrentes.

Sabia que você pode utilizar Business Intelligence (BI) para ganhar eficiência, sem ter perda em outros aspectos importantes, como a qualidade? Veja como o uso de BI pode ajudar a identificar oportunidades para tornar sua empresa mais eficiente, com inteligência.

Como BI pode ajudar a ganhar eficiência e reduzir custos

O Business Intelligence é a prática de coletar, analisar e transformar dados em informações valiosas para o negócio. Com o uso do BI, é possível tomar decisões mais informadas para melhorar o desempenho da empresa em diversos aspectos – inclusive para ganhar eficiência e reduzir custos.

Como isso é possível?

Uma empresa de médio porte conta com inúmeros processos que são conduzidos diariamente. São processos de produção, vendas, marketing, logística, finanças, contabilidade, entre outros. Identificar oportunidades para ganhar eficiência requer analisar esses processos. Assim, é possível descobrir gargalos, desperdícios, redundâncias. 

O passo seguinte é eliminar esses problemas, tornando os processos mais enxutos e, consequentemente, mais eficientes. Esse é o momento da tomada de decisão, em que você usa suas competências como gestor para escolher a melhor forma de ganhar eficiência sem prejudicar os resultados.

No entanto, analisar os processos não é algo tão simples. Se você, gestor, tivesse que acompanhar cada um deles pessoalmente no dia a dia, não restaria tempo para mais nada. É aí que entra o Business Intelligence.

Implementando BI na sua empresa, torna-se possível coletar os dados sobre os processos e transformar esses dados brutos em informações relevantes. Basicamente, você elimina toda a parte “braçal” do trabalho e segue diretamente para a parte estratégica: a tomada de decisão.

Porque utilizar BI para ganhar eficiência

Você pode analisar processos e tomar decisões voltadas para ganhar eficiência sem implementar Business Intelligence? Sim, é possível. No entanto, ao fazer isso, você abre mão das vantagens que BI oferece.

Em primeiro lugar, com BI você acelera os passos para chegar ao momento da tomada de decisão:

  • coletar dados em tempo real
  • organizar e analisar dados brutos para identificar padrões e tendências
  • criar relatórios e dashboards personalizados 
  • promover o compartilhamento das informações com os membros da equipe.

Tudo isso é feito de maneira automatizada. Dessa forma, você, gestor, tem mais tempo para se dedicar ao que realmente importa: os aspectos estratégicos da gestão.

Em segundo lugar, implementar Business Intelligence permite trabalhar com dados de maneira ágil. Isso se reflete em “jogo de cintura” para o seu negócio. Você consegue perceber os problemas e adotar soluções mais rapidamente. 

Assim, há uma mudança de perspectiva fundamental. O ganho de eficiência torna-se uma prática contínua, em vez de uma corrida para apagar incêndios. 

Finalmente, Business Intelligence traz mais confiabilidade para os dados. Dados confiáveis, por sua vez, se refletem em decisões com maior potencial de sucesso. Portanto, sua gestão tem maior assertividade.

Uso de BI para identificar oportunidades de crescimento

Ganhar eficiência é muito importante para as empresas de médio porte elevarem sua competitividade. Porém, você não deve estar focado apenas no que sua empresa faz hoje. Todo gestor precisa permanecer aberto para novos caminho; do contrário, seu negócio pode acabar sendo superado por concorrentes mais inovadores.

A boa notícia é que, além de ser utilizado para ganhar eficiência nos negócios, o BI também é uma ferramenta útil para identificar oportunidades de crescimento para a empresa. 

A partir da análise de dados, é possível reconhecer novos mercados, entender as tendências em necessidades e desejos dos consumidores, e criar produtos e serviços mais atrativos.

Um exemplo de sucesso no uso de BI para identificar oportunidades de crescimento é a empresa de comércio eletrônico americana Amazon. A empresa utiliza o BI para analisar dados de navegação dos clientes em seu site. 

A partir desses dados, é possível gerar uma informação importante: os padrões de comportamento e consumo. É assim que a Amazon consegue sugerir produtos e serviços personalizados para cada usuário. O resultado é aumento nas vendas e na satisfação dos clientes.

Dicas para implementar BI de forma eficaz

A implementação de Business Intelligence é atrativa, mas ela deve ser feita do jeito certo. Do contrário, sua empresa não vai obter o retorno esperado com esse investimento.

Em primeiro lugar, é preciso definir os objetivos dessa implementação. BI pode ser utilizado para diversas finalidades. Se não houver clareza sobre o propósito, será muito mais difícil especificar como o projeto deve ser executado.

Em segundo lugar, você deve estabelecer parâmetros para o gerenciamento de dados, garantindo que eles sejam confiáveis e atualizados. As informações geradas em Business Intelligence estão diretamente relacionadas com a qualidade dos dados.

Por fim, é preciso determinar quais práticas e ferramentas de BI serão adotadas. Tenha em mente que Business Intelligence é muito mais do que um dashboard bonito. 

Existem inúmeros métodos que podem ser empregados na análise de dados, e cada um trará informações com diferentes graus de relevância. Por esse motivo, é muito indicado contar com um parceiro especialista em BI para sua implementação.

Esse conteúdo respondeu às suas dúvidas sobre como ganhar eficiência nos negócios com BI? Para conferir mais informações e dicas úteis sobre Business Intelligence, inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *