Arquitetura de Processos

Já falamos aqui sobre o que é, e porque é tão importante a Gestão de Processos em uma organização. Caso você tenha perdido, te aconselho olhar alguns posts passados e ler também sobre este tema, vai valer a pena!

Acreditando que você sabe porque a gestão de processos é tão importante, vamos falar sobre a primeira etapa deste processo, logo, vamos começar do inicio, que é arquitetura de processos!

Mas, afinal de contas, o que é a Arquitetura de Processos?

É preciso ter uma visão sistêmica da organização, das atividades, dos macroprocessos e subprocessos e suas relações, a fim de traçar e realizar os objetivos estratégicos do negócio e gerar valor para os clientes. E isso não é feito de forma aleatória e isolada.

A Arquitetura de processos, que vai criar esta visão, através de um conjunto de práticas de gestão de processos de negócio (BPM), que tem como objetivo final: melhorar os processos da organização alinhados à estratégia continuamente.

Em que a Arquitetura de Processos vai ajudar na minha empresa?

A Arquitetura de Processos permitirá:

Quais os passos para montar e gerenciar a arquitetura de processos?

Uma arquitetura de processos bem definida e os Processos de negócio bem mapeados, otimizados e gerenciados ajudam a organização a crescer, e chegar cada vez mais perto de realizar os objetivos estratégicos. Caso contrário, a geração de valor para os clientes pode ficar comprometida.

 

Futuramente iremos nos aprofundar mais neste assunto, quer saber mais? É só entrar em contato!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *