Seu Mapeamento de Processo está pronto, o que fazer agora? Identificar quais são os erros contidos nele e ajustá-los. Agora é o momento de encontrar os erros e fazer as mudanças necessárias.
O que devo observar a fim de corrigir e melhorar?
Como estão os indicadores?
A organização está conseguindo bater metas? Se não, o que deve ser feito para obter um resultado satisfatório neste quesito?
- Os colaboradores precisam de treinamento?
- Precisa de mais colaboradores?
- Precisa ser mais rápido?
- Precisa de automatização?
- Faltam materiais?
- Dentre outros...
Variabilidade dos indicadores
Este é o famoso efeito serrote, não existe constância nos indicadores. Isso diz, que não há estabilidade no processo. Conforme os indicadores são avaliados os resultados oscilam muito, por exemplo: em um mês os resultados são altos no outro baixos demais. Desta forma, não é possível prever os resultados futuros. Como resolver isso?
Os temidos gargalos
Não estão conseguindo fazer as entregas, as demandas são sempre superiores. O que fazer?
- Aumentar o pessoal?
- Posso reduzir a burocracia?
- Outra área consegue ajudar?
- Posso automatizar?
- Entre muitas outras…
As perguntas certas deverão ser feitas a fim de melhorar o processo.
Interações Humanas
Em interações humanas existem riscos de erros, e aqui falamos sobre processo manual. As perguntas a serem feitas a fim de mitigar possíveis erros e falhas no processo são:
- Preciso de uma máquina?
- Preciso de um software?
- Eu posso automatizar algo?
GAPS
Quais são as lacunas no processo a serem melhoradas? Nesta etapa podemos observar:
- Situações desconfortáveis ou desfavoráveis
- Reclamações de clientes
- Ouvir os clientes internos
Estes são alguns pontos a serem observados após um mapeamento de processos, futuramente falaremos sobre outros mais.