Comunicação Empresarial

Qual a importância da comunicação

A comunicação é a transmissão de mensagens e significados entre um emissor e um interlocutor, e pode ocorrer por meio de falas, gestos, escrita, movimentos, entre outras coisas.

A comunicação foi e é essencial para qualquer ser vivo no mundo, pois serve como base para a sobrevivência das espécies, por exemplo: formigas conseguem sentir o cheiro do feromônio de outros indivíduos e assim interpreta-los como uma mensagem, identificando alimentos que estão próximos ou uma possível ameaça para o formigueiro.

Para nós humanos não é diferente, foi por meio da comunicação que conseguimos sobreviver e evoluir, dando vida a ideias novas e aprimorando as antigas. Pense no desastre que seria um bebê não conseguir expressar sua fome ou você não conseguir transmitir onde dói para um médico, que inclusive, sequer existiria sem a comunicação.

Desse modo, é de senso comum que a comunicação é algo natural e essencial para a vida. Mas, como isso se aplica ao conceito empresarial?

Quando falamos sobre a comunicação empresarial podemos referenciar diversos pontos distintos, mas hoje em específico falaremos sobre a necessidade da troca de informações entre setores e a importância da comunicação para um ambiente de trabalho saudável.

Começando pelo primeiro ponto, é muito comum que empresas, principalmente de grande porte, sofram com a falta de troca de informações entre setores. Isso acontece porque cada um é responsável por realizar parte da meta de uma empresa, o que acaba gerando certa competitividade. O problema é quando essa disputa deixa de ser sadia, prejudicando a comunicação interna da empresa e até mesmo impedindo que ela alcance seu objetivo principal.

Assim, é necessário lembrar que setores fazem parte de uma mesma instituição, por isso, são dependentes entre si, mesmo que indiretamente. Por exemplo: informações do suporte podem vir a representar uma grande oportunidade de divulgação de um produto ou serviço para o marketing da empresa.

Fora isso, uma organização também pode sofrer com a divergência entre informações de setores. Um exemplo simples que pode demonstrar isso é: imagine que a equipe comercial anota suas vendas individuais em uma planilha no Excel e em um banco de dados, há uma grande chance de que os números sejam divergentes. Nesse caso, como o RH saberá qual fonte é a correta? Em uma situação assim, é imprescindível que uma das partes saia prejudicada, seja a vendedora que não receberá por alguma venda ou a empresa que pagará uma venda inexistente.

Para resolver isso a resposta é simples: a implementação de um sistema que integre todos os dados e processos da organização em um só lugar. Já citado anteriormente aqui no blog, o ERP além de facilitar a comunicação interna da empresa, também impede a propagação de informações errôneas, sendo altamente recomendado para empresas de médio a grande porte.

Agora, para promover a boa convivência usando a comunicação como base, eu selecionei esse vídeo do canal “TRT Goiás” no Youtube.

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