Como fazer uma empresa crescer

Como fazer uma empresa crescer?

Quer transformar sua empresa de médio porte em uma grande organização? Veja os principais aspectos de como fazer uma empresa crescer.

Quem empreendeu e conseguiu construir um negócio que chegou a uma empresa de médio porte certamente já é um grande vencedor. Porém, depois de chegar a esse ponto, pode ser difícil dar o próximo salto, para chegar a uma organização considerada de grande porte. Então, surge a questão: como superar essa barreira e fazer uma empresa crescer?

A partir de agora, você não vai mais poder contar apenas com a sorte ou a intuição para avançar. É preciso ser estratégico e ter bons processos. E existem 3 aspectos principais que vão permitir chegar ao nível seguinte. Neste artigo, você vai descobrir quais são e aprender a conduzir cada um deles.

1. Identificar oportunidades de mercado

A primeira forma de crescer é sendo o primeiro. Para isso, você precisa identificar oportunidades de mercado e agindo rapidamente para aproveitá-las. Dessa forma, você navega em um “oceano azul” e pode expandir seu negócio para atender a toda aquela demanda que ainda não está sendo capturada por concorrentes.

Naturalmente, identificar oportunidades de mercado não é algo que você vai deixar ao acaso. É muito raro se deparar com um oceano azul sem qualquer esforço. Felizmente, você pode contar com a inteligência de negócios, ou Business Intelligence (BI), como aliada.

Ao coletar e analisar informações sobre o mercado, incluindo tendências de consumo, comportamento do cliente e movimentos da concorrência, as empresas podem identificar padrões que podem ser oportunidades para crescer e expandir seus negócios.

Por exemplo, uma empresa pode usar BI para analisar os dados do comportamento do cliente e identificar áreas de demanda insatisfeita ou nichos de mercado pouco explorados. Com essa informação, a empresa pode desenvolver novos produtos ou serviços que atendam a essas necessidades, ou ajustar sua estratégia de marketing para alcançar melhor esses nichos com soluções já existentes.

Além disso, o BI também pode ajudar as empresas a realizar previsões e antecipar as tendências do mercado, permitindo que elas se adaptem rapidamente, ou até mesmo se antecipem às mudanças do ambiente de negócios. 

Por exemplo, uma empresa pode usar o BI para monitorar as tendências de consumo e identificar necessidades e desejos emergentes dos clientes. Assim, é capaz de se posicionar e se consolidar no mercado antes da concorrência chegar.

2. Desenvolver vantagens competitivas

Quando você não puder ser o primeiro, outra forma de crescer é sendo o melhor. Em outras palavras, o consumidor precisa ver sua empresa como a única alternativa possível, entre todas as concorrentes disponíveis. E, para isso, seu negócio precisa ter um forte conjunto de vantagens competitivas.

Mais uma vez, BI será fundamental. Afinal, se você está pensando em como fazer uma empresa crescer, não pode desperdiçar esforços e recursos com iniciativas sem retorno. Colocando de outra maneira, antes de investir em uma vantagem, você precisa ter certeza de que o mercado perceberá aquilo como um diferencial relevante.

Uma das formas pela qual o BI pode ajudar as empresas a desenvolver vantagens competitivas é por meio da análise de dados sobre operações e processos internos. Dessa forma, é possível encontrar maneiras de aumentar a qualidade dos produtos ou serviços. Também é possível descobrir caminhos para reduzir seu preço, sem canibalizar margens de lucro.

3. Construir equipes de alto desempenho

Quando você pergunta como fazer uma empresa crescer, em geral, pensa no negócio – não na organização. Isso quer dizer que você pensa no crescimento da produção, das vendas, do lucro… Porém, não pensa em como a estrutura de pessoas vai acompanhar esse crescimento de maneira sustentável.

Para ir de média a grande empresa, você provavelmente vai precisar de mais pessoas. No entanto, apenas isso não basta. É preciso ter equipes de alto desempenho, capazes de conduzir suas atividades sem ser microgerenciadas por você. Do contrário, haverá sérios gargalos.

Nem é preciso dizer que BI também vai ajudar nesse aspecto. Você pode realizar análises de dados sobre o desempenho dos colaboradores. Assim, vai identificar áreas em que eles precisam melhorar e desenvolver estratégias para ajudar cada profissional a alcançar todo o seu potencial.

Outra maneira pela qual o BI pode ajudar as empresas a construir equipes de alto desempenho é por meio da análise de dados sobre satisfação e engajamento dos funcionários. Dessa maneira, as empresas podem identificar as medidas necessárias para reter os melhores talentos. 

Para completar, Business Intelligence não precisa ser uma ferramenta restrita aos gestores. Ele pode ser disponibilizado para toda a equipe. Dessa forma, seus colaboradores serão capazes de tomar decisões do cotidiano com mais autonomia e, ao mesmo tempo, mais confiança e probabilidade de sucesso.

Agora, você já conhece todos os aspectos fundamentais de como fazer uma empresa crescer. O próximo passo é colocar essas ações em prática. Quer saber mais sobre BI e como implementar em sua empresa? Inscreva-se em nossa newsletter!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *