Business Intelligence

Você sabe por que Business Intelligence é tão importante?

Business Intelligence ou inteligência empresarial é um termo abrangente que engloba os processos e métodos de coleta, armazenamento e análise de dados das operações ou atividades para otimizar o desempenho dos negócios. O resultado é usado de maneira integrada para criar uma visão ampla da empresa e auxiliar na tomada de decisões melhores.

Mesmo que o conceito de mineração de dados brutos para a criação de informações úteis para empresas não seja nenhuma novidade, nada se compara ao que existe hoje com o avanço da tecnologia, que fornece vastas opções de ferramentas de consulta e fontes de informação, além de uma quantidade absurdamente maior de dados.

Como Funciona?

Utilizando diversas ferramentas tecnológicas e processos, o BI consegue extrair, compilar, tratar e transformar informações desconexas em relatórios amigáveis e de fácil interpretação. Depois, com ajuda da inteligência artificial, esse processo se torna automático e ocorre em tempo real. Afinal, para ser útil, é preciso que essas informações sejam confiáveis e cheguem à pessoa certa, na hora certa.

Confira alguns dos processos que compõem o Business Intelligence:

Mineração de dados

É o uso de bancos de dados, estatísticas e aprendizado de máquina para revelar tendências em conjuntos de dados.

Consultas

O BI extrai dados de acordo com perguntas específicas.

 Preparação de dados

Compila fontes de dados, identifica dimensões e medidas e as prepara para a análise de dados.

Visualização de dados

Transforma a análise de dados em representações visuais, como gráficos, diagramas e histogramas, facilitando a leitura.

Geração de relatórios

Permite o compartilhamento da análise de dados para tomadas de decisão.

BI Tradicional x BI Moderno

O conceito de Business Intelligence antecede até mesmo a internet, com sua primeira referência sendo datada em 1865, no livro “Cyclopaedia of Commercial and Business Anectodes”, onde é descrito como um banqueiro compilou informações de mercado para lucrar e sair na frente dos concorrentes. A partir de então, o uso de informações sobre mercado, comportamento do consumidor e análise dos concorrentes tem evoluído de forma a se tornar o que hoje conhecemos como inteligência empresarial.

Hoje, com um amontoado gigantesco de dados globais estruturados e não estruturados provenientes de “pegadas” que deixamos na web, denominada Big Data, o BI pode ser descrito como uma escavadeira pronta para minerar essa mina de ouro contemporânea em busca das informações certas. O objetivo é o mesmo do banqueiro citado no livro de Richard Millar Devens em 1865.

Por que implementar o B.I na minha empresa?

Como vimos, o Business Intelligence pode ajudar empresas a tomarem melhores decisões apresentando dados  atuais e históricos no contexto dos negócios. Desse modo, analistas podem usar o B.I tanto para oferecer benchmarks de desempenho a fim de ajudar a organização a operar de forma mais suave e eficiente como também identificar tendências de mercado com mais facilidade para aumentar as vendas ou os lucros.

Alguns exemplos do que o B.I pode fazer por você:

Conclusão

Manter sua empresa sempre à par de inovações é o segredo para o sucesso.

Tomar decisões no escuro é coisa do passado, deixe que o B.I trabalhe por você.

Com a inteligência artificial e o aprendizado de máquina em constante evolução, empresas inteligentes usam isso a seu favor, integrando as informações geradas pela IA em sua estratégia completa de BI.

 

Ficou com alguma dúvida ou tem uma sugestão sobre o assunto? Deixe um comentário abaixo ou entre em contato conosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *